03.11.2016

Terrenos - 10 dicas para não errar na hora de comprar um terreno

Terreno em desnível, localização, vizinhança próxima, existem vários fatores que devem ser levados em conta na hora de comprar um terreno.

A compra de um terreno para investimento ou construção pode ser uma boa escolha, mas uma compra errada, além de prejuízo no bolso, pode levar há muita frustração e dores de cabeça.

VEJA 10 ITENS QUE DEVEM SER LEVADOS EM CONTA NA HORA DE NEGOCIAR A COMPRA DE UM TERRENO.

Tenha estratégia

Use a razão e verifique se aquele terreno lindo que aparece no vídeo de apresentação da loteadora é real, pois vários condomínios luxuosos no Brasil estão localizados em verdadeiros fundos de vale, montanhas, com terrenos que se alagam a cada chuva e não teriam valor para pessoas que usam a razão para decidir.

Documentação

Peça a matrícula do imóvel no cartório de registro de imóveis e confira o histórico de compra e venda, construção, demolição. Se não entender todos os termos usados, procure um corretor de imóveis para ajuda-lo na tradução dos registros.

Localização

Localização é um fator muito importante, pois para objetivos residenciais, ruas tranquilas e longe de áreas comerciais é melhor negócio. Mas muita tranquilidade também pode gerar insegurança, então a dica aqui é consultar o plano diretor da cidade e analisar para onde a cidade está crescendo.

Desnível

Um desnível é aceitável até certo ponto, mas se for muito acentuado o custo da construção pode ficar elevado, principalmente pelo trabalho de nivelá-lo.

Se o desnível for no fundo do terreno, normalmente quando o terreno é do lado de baixo da rua, aí o problema merece mais atenção, pois poderá exigir a criação de uma estrutura de contenção e mais custos envolvidos.

Largura do terreno

Terrenos muito estreitos tendem a dificultar o projeto de construção de uma casa.

Hoje existem muitos projetos de casas germinadas que usam terrenos de 5 metros. Portanto pesquise e veja se essa configuração lhe agrada.

Posição de sombra e sol

Parece não ser importante, mas leve em consideração onde pega o sol da manhã e o sol da tarde. E se não pega sol, por ter um vizinho com construção alta, você poderá ter problemas com mofo nos móveis.

O sol da manhã pode ajudar nos afazeres domésticos de secar roupas, jardim. Já o sol da tarde vai indicar que parte da casa será mais quente.

Vizinhança

Casa noturna, salão de festas, funilaria, terreno abandonado? Analise bem seus vizinhos.

Se atente para a estrutura do bairro, os comércios próximos, escolas, áreas de saúde.

Preço pedido

A realidade da região condiz com o valor pedidos?

Compare terrenos próximos, ou de baixos com a mesma estrutura. Pesquise com a vizinhança se os valores que adquiriram seus terrenos estão próximos.

Legalidade

Preste atenção principalmente em condomínios fechados, pois existem regras que impões padrões de construção, material usado, tamanho mínimo, uso de muros, uso do terreno.

Valorização

Você deve considerar o crescimento da vizinhança, o padrão das construções próximas, o comércio, acesso ao local pelo transporte público, entre outros fatores citados acima. E não esqueça do plano de desenvolvimento da cidade dito acima. Verifique se a prefeitura tem planos para a região.

Dica Bônus

Busque orientação!

Fale com um corretor experiente e peça para lhe ajudar na sua escolha. Contar com um especialista no assunto, lhe fará economizar tempo, dinheiro e muita dor de cabeça.